“Serei tua testemunha”

A tarde desta terça-feira, 16, último dia do Seara 2021 contou com a pregação da Adriana Moutinho, serva da RCC de Viçosa- MG. Ela pregou sobre o tema “Serei tua testemunha”. Adriana iniciou sua fala recordando a história dos retiros de Carnaval. Ela nos lembrou que há exatos 33 anos, dos dias 13 a 16 de fevereiro de 1988, acontecia o primeiro Seara. Esse ano em um novo formato, vivenciamos o 33º Seara.

Nesse Seara foram tratados diversos temas, desde o amor de Deus, da Virgem Maria, Jesus Cristo, vida em comunidade, entre outros. E neste dia de encerramento do Seara, se inicia uma nova etapa em nossas vidas. É hora de testemunharmos o que Deus fez em cada um de nós.

Adriana nos convidou a pegar a Palavra em Atos 1, 6-8 e nos recordou que o convite à RCC é que vivamos intensamente, ao longo desse ano, a palavra que está no versículo 8: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

A palavra escolhida para essa pregação está no livro do Ato dos Apóstolos e o título desse livro “Atos dos Apóstolos” nos dizem de ações, obras realizadas pelos apóstolos e não palavras. Mas, quem são os apóstolos? São aqueles que representam quem os enviou. E quem enviou os apóstolos foi Jesus. Os Apóstolos são mensageiros de Jesus.

O livro dos Atos dos Apóstolos começa com uma promessa que logo se cumpre: o derramamento do Espírito Santo.  Logo no Capítulo 2 lemos sobre Pentecostes, que é o começo de um novo caminho. A graça do Espírito Santo faz com que, naquele momento, cada um fale em uma língua, mas todos se entendem, pois há unidade e um só Espírito.

Precisamos ter a certeza em nosso coração de que nós nunca seremos os mesmos se deixarmos o Espírito Santo nos dar forças e nos renovar. Por isso, é preciso fazer uma experiência com o Espírito Santo. Assim foi com os apóstolos e assim deve ser conosco para que sejamos testemunhas de Deus para o mundo hoje. E como isso se dará? Pela força do Espírito Santo em nós! É preciso continuar a missão dos Apóstolos. É preciso continuar testemunhando o que o Espírito Santo tem feito em nós.

É preciso que exista atos do Espírito Santo para que haja atos dos apóstolos. O Espírito Santo precisa primeira agir em nós, para que então haja através de nós para os outros. Afinal, a pessoa que é testemunha deve assistir a um fato para dizer que aquilo é verdade. E hoje o Espírito Santo nos chama a ser testemunhas. Não é fácil ser testemunha de Jesus através do Espírito Santo, mas é Ele mesmo quem nos dá forças para continuarmos.

Será que nós temos buscado ser testemunha de Cristo buscando a força do Alto? Testemunhas através da evangelização com a Palavra de Deus e com a nossa própria vida, mesmo em meio aos nossos erros e pecados, precisamos todos os dias desejar ser melhor, pedindo que o Espírito Santo nos ajude e rezar como nos ensina São Francisco de Assis: “Pregue o Evangelho a todo momento, se necessário, use palavras.”

O que os apóstolos testemunharam naquela época? No livro de Lucas vemos Pedro testemunhando a cura de sua sogra (Lucas 4:38-41), os apóstolos testemunharam a pesca milagrosa (Lucas 5, 1-11), a cura de um paralítico, de um leproso, a multiplicação dos pães, entre tantos outros milagres. Se pararmos para perceber, fomos testemunhas de algo. Precisamos pensar hoje, o que já testemunhamos? Como podemos ser instrumento de Deus para os nossos irmãos? Nós precisamos deixar o Espírito Santo descer sobre nós e nos dar forças para espalharmos a experiencia que vivemos, para falar do que Deus fez em nós.

Só podemos falar do que vivemos e ouvimos. Por que falamos que Deus nos ama? Porque experimentamos esse Amor. Mesmo em momentos de dificuldade e tribulações, precisamos testemunhar que o Espírito Santo age nas nossas vidas e que o amor de Deus nos sustenta.

Precisamos pedir ao Espírito Santo para não termos medo para levar a Palavra de Deus. Para que sejamos instrumento do Espírito para que a cura, a libertação e a experiência do amor de Deus cheguem na vida do nosso irmão. E para termos essa força, precisamos pedir o batismo do Espírito Santo todos os dias. Ao acordar, devemos sempre repetir: “Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje?”. Assim teremos forças para testemunhas as maravilhas de Deus em nós.

O primeiro Seara foi há exatos 33 anos. Se não tivesse tido testemunhas antes desse Seara e apóstolos que continuaram a missão depois, talvez não estaríamos hoje experimentando dessa mesma força do Espírito Santo. Por isso é preciso que sejamos perseverantes e testemunhemos mesmo nos momentos de dor, porque não é pela nossa força que somos testemunhas, mas pela graça do Espírito Santo. É Ele que nos dá forças, que nos alegra, que nos levanta para sermos testemunhas da obra do Senhor.

Que ao terminar esse Seara, continuemos a nossa missão e sejamos testemunhas da ação do Espírito Santo em nós. Tenhamos coragem, meus irmãos! Testemunhemos as maravilhas do Senhor em nossa vida! Deus confia em nós e nos dá a Sua graça para passarmos por todas as tribulações e vencermos o mundo.

Comentários no Facebook