Seminários

1. Autoconhecimento, cura interior e projeto de vida.

A maturidade de vida é a meta de todo ser humano e o autoconhecimento é a condição indispensável para uma vida verdadeiramente livre e feliz. Este seminário aborda os passos para o autoconhecimento, na perspectiva da espiritualidade cristã, e oferece elementos de cura das emoções e lembranças afetivas, lançando a pessoa numa nova perspectiva de vida, com grande abertura para acolher o seu passado de dor e os desígnios divinos da vida presente.
Responsável: Fraternidade Pequena Via – Viçosa – MG
Público-Alvo: Todos Interessados.


2. A vivencia da fé cristã Católica é compatível com a prática do Espiritismo, Maçonaria, Nova era, Satanismo e Seitas Orientais?

“Meu povo se perde por falta de conhecimento” (Oséias 4,6) este seminário traz à reflexão, à luz da palavra de Deus e dos princípios da tradição e da fé Católica, o conhecimento a respeito das práticas de doutrinas, filosofias e seitas que se opõem à fé Católica, tais como o Espiritismo, Nova Era (New Age), filosofias orientais, superstições, satanismo dentre outras. 
Responsável: Cristiane Grasseli – Alfenas – MG
Público-Alvo: Católicos.


3. Cura Interior e libertação hereditária

Somos seres de três dimensões: corpo, mente e espírito. Essas formam nossa personalidade e como nos comportamos na vida. A dimensão da mente possui realidades inconscientes positivas e negativas provenientes de realidades traumáticas e experiências boas. Também através dessa dimensão mental podemos trazer registros e padrões daqueles que nos originaram, nossos antepassados! Faz parte dessa dimensão mental nosso inconsciente. O inconsciente é também responsável pela hereditariedade psicológica, pois é dele que herdamos características de personalidades positivas e negativas de nossos antepassados (pais, avós, bisavós etc.) – Extratos do Livro “ A cura do interior “ Raquel Araújo. Este seminário propõe a compreensão profunda de como isso se dá e traz o ensino de como se libertar de traumas hereditários você e seus familiares.
Responsável: Raquel Araújo – Psicóloga e membro da Comunidade Raízes de Jessé
Público-Alvo: Acima de 13 anos.


4. Amados e Curados no colo de Maria

Pouco se lê sobre Maria na Bíblia. Entretanto, nessas poucas palavras podemos extrair tamanha força, amor e fé. A Virgem do silêncio, que guardava tudo em seu coração, nos ensina a estarmos atentos e dóceis à voz de Deus e ao Seu Espírito. A encarnação de Jesus é mistério de amor. O céu desce até nós e o amor se torna Carne. Na humildade de sua serva, Deus manifesta Seu amor. Ao acolher o Amor, Maria acolhe cada um de nós. Como a mãe do filho de Deus, ela se torna nossa mãe e nos ensina a esperar o tempo de Deus, a hora da graça em nossas vidas. Mãe da obediência, da escuta e do amor, sempre dócil ao chamado de Deus. O seu sim, dado na pequena casa de Nazaré, se renova todos os dias de sua vida: da alegria da anunciação à dor do calvário. Nestes tempos difíceis ela nos prepara e fortalece nossos corações e é para nos modelo perfeito de mãe e missionária.
Responsável: Comunidade Mãe de Deus– Comunidade Mãe de Deus – Barbacena – MG
Público-Alvo: Todos Interessados.


5. Dons Espirituais: Infusos e Carismáticos

m nossa caminhada de fé, podemos separar dois momentos de vivência espiritual para o nosso desenvolvimento: um primeiro momento em que nos voltamos para uma dimensão mais interna (VIDA INTERIOR) e um segundo momento em que nos abrimos (VIDA EXTERIOR) para fora de nós. Nossa vida exterior se dá a partir da experiência de Igreja, da comunidade dos irmãos; é aí o lugar do amadurecimento da nossa fé. Deus gentilmente nos cumula de DONS ESPIRITUAIS para fortalecer nossa vida, para tornar visível sua presença na comunidade Igreja, para assegurar que o Espírito Santo derramado no pentecostes na Igreja primitiva, ainda hoje, é derramado profusamente no coração de todos que se abrem para receber a manifestação de sua graça.
Responsável: Rogério – Uberlândia – MG.
Público-Alvo: Preferencialmente para jovens, universitários, para pessoas com uma caminhada de Fé. Para aqueles que já frequentam grupo de oração ou que tenham passado por algum seminário de vida no Espírito. Servos de maneira geral, que desejam se aprofundar nesta temática.


6. Fortalecidos para servir em Grupo de Oração

O Grupo de Oração é a base da Renovação Carismática Católica e, por isso, tem grande importância. Os Grupos de Oração devem ser porto seguro e local de encontro com Deus e, muitas vezes, pronto-socorro para o nosso irmão. No entanto, para que isso aconteça, o servo à frente do Grupo de Oração tem um papel fundamental pois ele representa de forma palpável o amor de Deus. Conduzidos e fortalecidos pelo poder do Espírito, os servos podem experimentar maravilhas e fazer do Grupo de Oração um local da manifestação do amor e poder de Deus, tal qual viviam os primeiros cristãos. Por este motivo, é fundamental que os servos, conscientes de sua importância para o Grupo, busquem sempre se formar para serem um instrumento eficaz nas mãos de Deus. Sendo assim, o objetivo do Seminário é reinflamar a chama do dom de Deus para aqueles que já trabalham em núcleos de Grupo de Oração e, também, formar novos servos que se interessam em atuar neste tipo de trabalho na RCC.
Responsável: Claudete Silva – RCC Viçosa – MG
Público-Alvo: Todos Interessados, mas pede-se que tenham feito Experiência de Oração.


7. Ministério jovem –Teologia do Corpo: o desafio de João Paulo II para os jovens

Quem nos últimos anos não se perguntou: Por que o matrimônio não está durando mais que alguns meses, quando muito uns 3 anos? Por que as jovens tem iniciado a vida sexual cada vez mais precoce e quando se casam não querem mais ter filhos querendo manter o corpo de adolescente? E quando finalmente se tornam mãe, entram em depressão? Porque os rapazes hoje retardam o máximo que podem o compromisso do matrimônio e demoram sair da casa dos pais? E quando saem, não tardam em retornar. Estes jovens estão mais felizes? Estatísticas recentes mostram que não. É este o propósito deste seminário da Teologia do Corpo, apresentar o que mudou na sociedade e mostrar a origem da beleza do grande projeto de Deus para o ser humano, que infelizmente tem se desviado provocando no homem e na mulher a infelicidade da separação em várias famílias que se fragmentaram.
Responsável: Comunidade Palavra Viva – Curvelo – MG
Público-Alvo: A todos os interessados, com idade mínima de 16 anos.


8. Ministério Universidades Renovadas : “Um sonho de Amor autêntico para o mundo”

Vivemos atualmente cada vez mais mergulhados em formas de contaminações, distrações, ilusões, que vão nos tirando do caminho de Deus. As variadas formas de Afetividade e Sexualidade desordenadas se mostram como um grande vilão do jovem, universitário e profissional, que está exposto a muitas tentações e vivências em seu dia a dia, onde esses fatores contribuem em muito para dificultar o seu campo de evangelização e sua proximidade com Deus. Sendo assim, esse seminário aprofundará nesse tema e dará suporte daqui pra frente para um novo jeito de encarar essas necessidades e estarmos mais prontos para amar e servir o nosso próximo por meio dos estudos, trabalho, e aonde mais formos chamados a servir.
Responsável: MUR – Viçosa – MG
Público-Alvo: Jovens com idade mínima de 18 anos


9. Santidade ao alcance de todos: a Espiritualidade da Pequena Via de Santa Teresinha

“Sede santos” esse é o chamado de Deus para nossa vida. Mas como neste mundo de hoje buscar esse caminho? Santa Teresinha nos ensina que a santidade é possível: “Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade.” E as virtudes da Humildade, Confiança, Abandono e Amor são a base desse Caminho espiritual vivido e ensinado por Santa Teresinha do Menino Jesus.
Responsável: Fraternidade Pequena Via – Viçosa – MG
Público-Alvo: Todos Interessados.


10. Seminário de diagnóstico e tratamento das doenças emocionais

O presente Seminário se baseia no Programa terapêutico utilizado na Comunidade Lírios do Campo (Ouro Preto – MG) no tratamento de doenças emocionais e seus sintomas (como a dependência química, depressão, transtorno de ansiedade, medo, depressão etc). Esse Programa Terapêutico concebe o ser humano como ser biopsicossocial, indivíduo único e resultado de suas memórias psicoemocionais, capaz de ler e reprogramar sua memória emocional com vistas a desenvolver mecanismos de prevenção às doenças emocionais e uma saúde emocional (vida em abundancia). Tudo isso, a partir de uma experiência reflexiva no Espírito Santo que é Deus com o Pai e o Filho. Neste Seminário, você aprenderá a identificar algumas doenças emocionais que nos afetam, como também aprenderá técnicas terapêuticas para tratamento e prevenção de doenças emocionais e seus sintomas.
Responsável: Juscelino – Comunidade Lírios do Campo – Ouro – Preto
Público-Alvo: Este Seminário é contraindicado para pacientes de transtornos mentais graves. (Necessária autorização por escrito de seu médico/terapeuta). Idade mínima de 15 anos.


11. “Mães que oram pelos filhos”.
– Em sua palavra Deus nos fala: “pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá” (Lc 11,8-10).
Hoje mais do que nunca e diante de tantos perigos sabemos que “Todo filho precisa de uma mãe que ora”. Diante disso, surgiu o Movimento Mães que Oram pelos Filhos, com o objetivo de nos unir em oração pela nossa família, cujo carisma é a restauração das famílias pelo poder da oração de intercessão”.
Nesse Seminário iremos apresentar o Movimento, formação dos serviços existentes dentro do mesmo e vivenciarmos na prática como acontece um Grupo de Mães, com os três momentos:
1 – Terço Mariano e Terço pelos Filhos
/h1>
– Momento Oracional suplicando a misericórdia e o poder de Deus para nossa família.
Responsável: Teresa Raquel – Durandé-MG
Público-Alvo: Mães, Avós, Madrinhas


12. Casais restaurados pelo poder de Deus

Iniciaremos com uma reflexão sobre a vocação do matrimônio. Daremos continuidade, refletindo sobre as diferenças entre um matrimônio alicerçado em Jesus e um matrimônio alicerçado nas coisas do mundo. Reiterar que o casamento não é uma instituição falida. Falaremos, também, sobre os filhos, como complemento do amor e do projeto de Deus, e a família cristã, que deve fazer diferença no mundo. A importância da oração na família e em família e seus frutos. Por fim, veremos os papéis exercidos (mudança e repetições dos papéis em família) e a fé como combustível que alimenta a esperança na reconciliação e reconstrução das famílias.
Responsável: Luciene , Jacozinho, D. Zita, Sr Coutinho
Público-Alvo: Casais


13. Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

Neste mundo cada dia mais secularizado, as famílias cristãs enfrentam a difícil tarefa de ajudar os jovens a realizar, com liberdade e maturidade, suas escolhas de vida. Sem uma ajuda, o jovem poderá seguir outros caminhos não levando em conta o seu próprio mundo interior. Por isso, neste seminário, procurar-se-á apresentar a experiência vocacional como processo de discernimento interior e de amadurecimento da fé. Processo que leva a descobrir a alegria do amor e a vida em plenitude no dom de si e na participação do anúncio da Boa Notícia. Dessa forma, vamos partilhar os caminhos que levam a um bom discernimento e que ajudam a distinguir a voz do Espírito de Deus. Nossa inspiração será a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, Christus Vivit.
Responsável: Seminarista Robson – Arquidiocese de Mariana
Público-Alvo: Homens e mulheres entre 15 e 30 anos.


14. Aprofundamento de dons: escuta e discernimento dos espíritos

Deus gosta de Se comunicar com os Seus filhos. Precisamos conhecer como Deus fala, e precisamos distinguir a Sua voz de outras. Deus deseja aprofundar este diálogo, e espera que abramos espaço para este aprofundamento. Veremos que a verdadeira experiência dos carismas também ajuda nesta escuta e discernimento, de forma cada vez mais profunda e madura.
Responsável: Galvão – RCC Viçosa – MG
Público-Alvo: Geral, mas pede-se que tenham feito Seminário de Dons.


Seara Teean – Adolescentes

Responsável: Comunidade Palavra Viva – Curvelo – MG
Público-Alvo: Adolescentes.