Santa Missa – Domingo 23 de fevereiro de 2020: Não vos conformeis com este mundo!

Na homilia desta Santa Missa presidida pelo pe. Paulo Nobre, ele nos recordou a passagem bíblica em Rm 12: “Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito […]”. Esta passagem, que dá origem ao tema do Seara 2020, está em perfeita consonância com a liturgia de hoje.

Na primeira leitura (Lv 19,1-2.17-18) o Senhor exorta a comunidade: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”, enquanto na segunda leitura São Paulo nos recorda que somos santuários de Deus e que o Espírito de Deus mora em nós (1Cor 3,16). Por fim, no evangelho de hoje é o próprio Jesus quem nos exorta: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!” (Mt 5, 48). Sermos perfeitos implica em no oferecermos em sacrifício a Deus!

Nós devemos ser santos “no nosso endereço”, onde Deus nos colocou. Devemos ser santos na nossa casa, no nosso trabalho ou onde quer que estivermos. Para isso devemos deixar de vez as propostas de vida que vão contra os ensinamentos de Jesus e seguir somente a Ele. Deus não nos pede algo irrealizável. É possível ser santo! Basta pedirmos a Ele a graça e nos oferecermos totalmente a Deus.

Natália Moreira Nune
Equipe de Mídias Seara 2020

Comentários no Facebook