Os cumpadres, o salame e a muié.

Os cumpadres, o salame e a muié.

Vai ter muié neste tal carnaval? Foi o que o Seu João das Couves respondeu ao seu amigo quando esse o convidou para um carnaval diferente. Já o seu Zé do leite quer ir pelo salame. Imaginem só a conversa desses dois! Ficou curioso? Então continue por aqui que logo, logo descobrirá e não precisa conter as risadas, pois Deus, também, está presente na alegria e no riso solto.

Era dia 28 de janeiro do ano de 2020 e dois amigos e cumpadres conversavam na sorveteria que fica ali perto da praça da Igreja Matriz da cidade de Viçosa. Enquanto conversavam passou um carro de som com uma música religiosa: “Ninguém te ama como Eu, ninguém te ama como Eu. Olhe para cruz, esta é a minha grande prova. Ninguém te ama como Eu…”.

– Essa música me passou uma carma cumpadre, bonita né?! – Disse Seu Zé.

– Sim cumpadre, escutei ela pela primeira vez no ano passado, no SEARA. Respondeu Seu João.

E continuou:

– Por falar em SEARA, onde o sinhô vai passar o carnaval este ano cumpadre Zé?

– A patroa e eu vamos ficar bem quietinhos em casa mesmo. Todo ano nós viajávamos para uma cidadezinha aqui perto juntamente com nosso filho. Desde o ano passado que perdemos nosso garoto decidimos não viajar mais. Até íamos a Missa um ou dois dias do carnaval. Viajávamos mais pelo Juninho mesmo, respondeu Seu Zé.

– Uai cumpadre, porque o sinhô não vai comigo e a dona Maria para o SEARA?

– SEARA? SEARA que eu conheço é o salame que comemos com pão, no café da manhã de domingo. Desde que iniciamos a conversa o sinhô vem falando desse tal SEARA. Seria uma festa comemorada em grande estilo, com pão com salame?

– Háháháhá deu até água na boca agora. Mas não cumpadre, não é uma festa do pão com salame. SEARA é o nome do retiro de carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica. É aquele povo do grupo de oração, sabe? Pacientemente, respondeu o Seu João.

– Hummm cumpadre, me desculpe a ignorância, o sinhô me chamando para rezar e eu aqui pensando em pão com salame, aquele cafezinho e um dedo de prosa lá na fazendinha… (que atire a primeira pedra aquele que tem criança e que não continuou a cantar: lá na fazendinha é manhã…).

E completou o Seu Zé:

– Cumpadre, eu não lembro a última vez que fui a Missa. O mais perto da igreja que passo é para tomar sorvete e prosear com os amigos. Acho que não serei uma boa companhia. Depois que perdi meu menino acho que não faz mais sentido rezar. Se eu fosse neste tal SEARA seria pela comida. Se bem que deve ser até pecado ir num lugar desse somente para comer, né mesmo cumpadre?

– Que nada meu amigo! No meu primeiro retiro de carnaval só fui porque meu amigo me disse que teria muié. E depois desse ano sempre participo de retiros nesta data. Incrusive conheci minha patroa no SEARA. Prova viva de que meu amigo não mentiu. Lá realmente tem muié. Ah! E tem também muitas comidas gostosas. Pode ir tranquilo que Deus vai amar ter sua presença mesmo que seja pela comida. Só não garanto que terá pão com salame.

– Sério cumpadre?! E o que mais terá neste SEARA? – Perguntou, interessadamente, o Seu Zé.

– Lá o dia começa cedinho com o Santo Terço e com o Ofício da Imaculada.

Antes que o Seu João continuasse, ele foi interpelado:

– Humm… lembrei agora de minha avó que rezava esse tal ofício todos os dias. Santa muié!!!

– Tem também pregações e adoração ao Santíssimo Sacramento. Uns teatros bem legais e que explicam bem sobre o que será pregado. Tenda vocacional e missa todos os dias.

– Tenda vocacional? Missa todos os dias? Tá querendo que eu largue a muié e vire padre cumpadre João? O cumpadre Zé interrompe novamente.

– Nãaao Zé! Mas não custa ir lá bater um papo com as irmãzinhas de caridade, elas são tão sábias e engraçadas!!! E como eu dizia: no final do dia sempre tem alguma atração. Incrusive cumpadre, o Eugênio Jorge, que já cantou na Canção Nova vai estar lá. Ele é cantor dessa música que passou tocando no carro.

– Canção Nova? Conheço! Minha muié assiste o dia inteirinho, depois que meu Juninho morreu – João novamente acrescentou.

– Esse canal mesmo cumpadre! Ah, terá também um casal que canta muito bem: o nome deles é Cinara e Edu. Sei que tem um dia que rola umas músicas tipo discoteca… – Seu João coça a cabeça por debaixo do chapéu como se estivesse tentando lembrar de alguma coisa – Lembrei… o nome é Cristoteca. E para as crianças e adolescentes tem o Searinha e Seara Teen. Atração e diversão não faltarão neste carnaval.

Antes que o Zé o interrompesse de novo, Seu João continua:

– Cumpadre do céu, já ia me esquecendo de falar sobre os seminários, acho que se o sinhô encontrará um tema que lhe ajude a curar essa dor que sente pela perda de seu Juninho, completou Seu João.

– Nossa cumpadre, mas esse negócio tem atração demais hein!!! Parece ser bom mesmo. E a comida?

– Quê que tem a comida Seu Zé? – Seu João dá um sorriso disfarçado, mas por dentro pensa: “esse homi só pensa em comer. Parece até comigo antes de ir ao meu primeiro retiro de carnaval. Eu só pensava em muié”.

– É muito cara, pergunta Seu Zé? É que estamos meio sem grana!

– Que nada cumpadre, tudo bem baratinho e delicioso. Sempre ganho uns quilinhos no final do encontro. Mãos abençoadas as daquelas cozinheiras.

– Uai sô! Num é que esse negócio parece ser bão mesmo! Vou convidar a patroa e se ela topar, iremos sim. Mas quais serão os dias do encontro?

– Dias 22 a 25 de fevereiro, no Campus da UFV. Fala para sua patroa que qualquer dúvida pode pesquisar no site www.seara.rccvicosa.com. Escreveu o site num pedaço de papel e disse: Ela é toda das tecnologias, vai achar rapidinho.

– Tá certo cumpadre, agora deixa eu ir porque ainda tenho que passar no mercado e comprar salame para a patroa. Ela tá com uma tal de TPM que só melhora se comer salame.

– Vai com Deus cumpadre e espero ter sua companhia no SEARA hein…

E você? Qual é a desculpa para não ir ao SEARA? Eu te desafio a pegar essa desculpa e deixa-la de lado. Agora pense qual o motivo, por mais banal que possa lhe parecer, para estar conosco no SEARA… Apegue-se a este motivo com todas as suas forças e tenho certeza de uma coisa: Deus te surpreenderá!

Nos vemos no SEARA!

Patricia Nunes
Equipe de comunicação SEARA 2020.

Comentários no Facebook