Seminários

Data e horário

Os Seminários acontecerão entre os dias 03 a 05/03/2019, das 07:30 às 11:30, no PVA- Campus da UFV – Viçosa, MG

Para você que mora em Viçosa – MG

Ir até o escritório da RCC Viçosa (Casa de Maria), no seguinte endereço:
Rua Antônio Ferreira Mendes, 61 – 2º Andar – Centro- Viçosa-MG – Tel (31) 3891-7669. Podendo também realizar a inscrição fazendo seu login, clicando aqui

Caso não tenha cadastro, antes de realizar o Login será necessário criar. Para isso, clique aqui

Horário de Funcionamento das inscrições: de segunda a sexta-feira, de 13h as 17h e aos sábados de 8h as 12h.

As inscrições já estão abertas na Casa de Maria e no nosso Site.

No sábado de carnaval, dia 02 de março a partir das 14h, serão reabertas as inscrições no espaço Multiuso da UFV.

Como realizar a Inscrição? 

Veja os acessos:

Caso você já seja cadastrado:

Login

Caso seja sua primeira vez realizando a inscrição no Seara, faça o cadastro:

Cadastro RCC Viçosa

Clique na opção desejada: Inscrição Individual ou Caravana e após fazer seu login.

Inscrição Individual

Inscrição Caravana

Para ter os acesso aos Pacotes do Seara 2019, clique na opção abaixo:

Pacotes do Seara 2019

Os seminários ocorrem nos mesmos horários, sendo assim, só é permitido escolher uma opção. Veja as opções dos Seminários de 2019.

CódigoSeminários
1Autoconhecimento, cura interior e projeto de vida

DESCRIÇÃO: A maturidade de vida é a meta de todo ser humano e o autoconhecimento é a condição indispensável para uma vida verdadeiramente livre e feliz. Este seminário aborda os passos para o autoconhecimento, na perspectiva da espiritualidade cristã, e oferece elementos de cura das emoções e lembranças afetivas, lançando a pessoa numa nova perspectiva de vida, com grande abertura para acolher o seu passado de dor e os desígnios divinos da vida presente. A partir da obra “Tecendo o fio de ouro” de Maria Emmir, o curso aborda três temas centrais e convergentes: autoconhecimento, cura interior e projeto de vida: Autoconhecimento, relações humanas e liderança cristã Passos para o autoconhecimento: olhar quem nos olha; tomar consciência de nossas falsas identidades; mergulhar no amor de Deus; desejar que Deus seja tudo em nós. Condições para o autoconhecimento: aceitar que fomos criados unicamente para o amor; que somos projeto inacabado; que a nossa vida é um mistério; descobrir o valor do passado; acreditar no amor perdão; aceitar o sofrimento. A cura do coração e das emoções e redescoberta de nossa história de vida como história de salvação pessoal. Importância do projeto de vida; como elaborar um projeto de vida.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Fraternidade Pequena Via – Viçosa – MG
2Conhecendo práticas religiosas e doutrinas não Cristãs (Nova era, satanismo, espiritismo e outras): um perigo para os Cristãos

DESCRIÇÃO: neste seminário será criado um espaço para discussão e informação a respeito das práticas e fundamentos de doutrinas não cristãs, que por vezes, são frequentemente praticadas por Católicos, como por exemplo a leitura de horóscopos, a quiromancia, o contato com a nova era por meio do uso dos seus símbolos em roupas, músicas, técnicas de meditação e relaxamento; a procura por centros espíritas, a visita a terreiros de umbanda, a prática do satanismo, seitas orientais dentre outras.

Público-Alvo: Católicos

Responsável: Cristiane Grasseli – RCC Alfenas – MG
3Cura Interior e libertação hereditária

DESCRIÇÃO: Somos seres de três dimensões: corpo, mente e espírito. Essas formam nossa personalidade e como nos comportamos na vida. A dimensão da mente possui realidades inconscientes positivas e negativas provenientes de realidades traumáticas e experiências boas. Também através dessa dimensão mental podemos trazer registros e padrões daqueles que nos originaram, nossos antepassados! Faz parte dessa dimensão mental nosso inconsciente. O inconsciente é também responsável pela hereditariedade psicológica, pois é dele que herdamos características de personalidades positivas e negativas de nossos antepassados (pais, avós, bisavós etc.) – Extratos do Livro ” A cura do interior ” Raquel Araújo. Este seminário propõe a compreensão profunda de como isso se dá e traz o ensino de como se libertar de traumas hereditários você e seus familiares.

Público-Alvo: Acima de 13 anos

Responsável: Raquel Araújo – Psicóloga e membro da Comunidade Raízes de Jessé
4Curados para amar e servir

DESCRIÇÃO: Este seminário de cura interior, tem como objetivo levar os participantes a reconciliar-se com a sua própria história, que é o caminho para nossa cura e restauração. Nossa imagem foi manchada pelo pecado e só é transfigurada e renovada na misericórdia de Deus. Ele nos ama e nos aceita como somos. Ter a consciência desse amor nos faz experenciar uma cura profunda, saímos das mãos de Deus e somos o ápice da sua criação. No amor somos curados para amar e para servir, curando assim as feridas da nossa alma.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Gracinha – RCC Barbacena – MG
5Dons Espirituais: Infusos e Carismáticos

DESCRIÇÃO: Em nossa caminhada de fé, podemos separar dois momentos de vivencia espiritual para nosso desenvolvimento: Um primeiro momento em que nos voltamos para uma dimensão mais interna ( VIDA INTERIROR) , e um segundo momento em que nos abrimos (VIDA EXTERIOR) para fora de nós. Nossa vida exterior se dá a partir da experiência de Igreja, da comunidade dos irmãos, é aqui o lugar do amadurecimento da nossa fé. Deus gentilmente nos cumula de DONS ESPIRITUAIS, para fortalecer nossa vida, para tornar visível sua presença na comunidade Igreja, para assegurar que o Espirito Santo derramado no pentecostes na Igreja primitiva, ainda hoje é derramado profusamente no coração de todos que se abre para receber a manifestação de sua graça.

Público-Alvo: Preferencialmente para jovens, universitários, para pessoas com uma caminhada de Fé. Que já frequentam grupo de oração ou que tenham passado por algum seminário de vida no Espírito. Servos de maneira geral, que desejam aprofundar esta temática.

Responsável: Rogério – RCC Uberlândia – MG
6Formação do Ministério de Oração por Cura e Libertação

DESCRIÇÃO: O Ministério de Oração por Cura e Libertação é um serviço prestado a igreja dentro do movimento da Renovação Carismática Católica, que visa a evangelização dos membros participantes e das demais pessoas que participam. Uma e suas principais funções consiste em acolher todas as pessoas, ouvi-las, orar por elas e encaminhá-las conforme a sua necessidade, em especial para frequentarem as reuniões de oração e ter uma vida sacramental e de intimidade com Deus. O ministro de oração por cura e libertação deve ser um facilitador do encontro pessoal dos irmãos e irmãs com Jesus Cristo através do exercício contínuo do amor e da misericórdia de Deus.

Público-Alvo: Pessoas que percebem o chamado ao Ministério de Oração por Cura e Libertação.

Responsável: Fernando – RCC Ouro Preto – MG
7Grupo de oração uma intervenção de Deus

DESCRIÇÃO: Entender como funciona um núcleo, quem deve participar, a importância para o movimento da RCC; um grande clamor de efusão do Espírito Santo para os participantes e as orientações necessárias para um bom funcionamento.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Gladstone – RCC Rio Pomba – MG
8Maria

DESCRIÇÃO: Irmã Zélia vai ministrar o seminário somente nos dias 04 e 05 de março. No domingo, não haverá atividades para este seminário.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Irmã Zélia – Copiosa Redenção – Curitiba – Paraná
9Ministério jovem – Teologia do Corpo: o desafio de João Paulo II para as lideranças jovens

DESCRIÇÃO: A liderança está ligada a vocação a santidade, mas a relativização da moral e da sexualidade atacam este propósito. Hoje, a Teologia do Corpo vem como resposta ao mundo, para levar ao jovem a ser luz, a ser uma liderança cristã madura. Porém a sociedade, vende em livros a ideia da liderança como técnica e produto. No entanto isso é uma enganação, pois é um dom que se desenvolve por duas virtudes: magnanimidade e humildade. A primeira, permite perceber a dignidade considerando os dons recebidos e o chamado a coisas grandes. E a segunda é a capacidade de ajudar o outro a encontrar o dom de Deus nele. 

Público-Alvo: Idade mínima de 16 anos.

Responsável: Comunidade Palavra Viva – Curvelo – MG
10Ministério Universidades Renovadas 25 anos: a missão de semear a esperança nas universidades

DESCRIÇÃO: O MUR é um Ministério da Renovação Carismática Católica do Brasil que tem por objetivo a evangelização no âmbito universitário. Nasceu aqui na cidade de Viçosa e teve como marco inicial um seminário ministrado no SEARA de 1994. Neste ano o MUR comemora seu jubileu de prata. São 25 anos de história e de muitas graças espalhadas pelas universidades no Brasil e, até mesmo, na América Latina. Esse seminário é momento de comemoração desses 25 anos de graças na vida de tantos jovens universitários. É momento, também, de reflexão, de compreensão da identidade e missão desse Ministério. Tempo de voltar às origens, voltar ao local onde tudo começou para assim reavivar o ardor de semear a esperança nas universidades. Tempo de vivenciar a virtude da esperança e assim poder leva-la aqueles que mais precisam.

Público-Alvo: Não há um pré-requisito, porém, o seminário será voltado a estudantes que desejam ingressar em uma universidade, estudam em uma universidade ou mesmo já passaram por alguma universidade.

Responsável: MUR – RCC Viçosa – MG
11Pregação Profética

DESCRIÇÃO: A Pregação foi e continua sendo a missão fundamental da Igreja. “Ide e ensinai a toda a criatura…” Cristo enviou a Igreja para operar a salvação “pelo exemplo de vida, pela pregação da palavra, pelos sacramentos e pelos demais meios da graça” (AG 5), para que tudo seja restaurado em Cristo e n’Ele e por Ele todos os homens constituam um só família e um só Povo de Deus. (PO 4) Entre os muitos sinais que operam a salvação na Igreja e pela Igreja, a Pregação exerce uma função primordial. Ela continua sendo “o primeiro apostolado” (ES 51) e “se faz necessária para o próprio ministério dos sacramentos da fé e esta nasce e se alimenta da palavra”. (CD 12-13) A pregação é a comunicação de Pessoa a pessoa (Deus aos Homens). É um mistério, pois, o que se espera como resposta é a fé que gera nova vida. Não se espera um entendimento puramente intelectual, mas a adesão de uma pessoa a outra Pessoa (Rm l0, 14-17). Não é um discurso, comunicação de idéias, filosofias e raciocínios, mas a comunicação de uma Pessoa que quer ser Vida para quem ouve.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Tatá – Comunidade JAVE NISSI, RCC da Arquidiocese de Pouso Alegre – MG
12Santidade ao alcance de todos: a Espiritualidade da Pequena Via de Santa Teresinha

DESCRIÇÃO: “Quero encontrar um meio de ir para o Céu por uma via muito direta, muito curta, uma Pequena Via, totalmente nova.” Com esta celebre frase Santa Teresinha, inicia uma profunda reviravolta em sua vida. Ela reconhece que não pode ser como os grandes santos, pois quando ela medita sobre as suas vidas, os grandes sofrimentos que eles viveram, suas duras penitencias, ela vê a sua pequenez, a sua imperfeição: “Como pode uma alma tão imperfeita como a minha aspirar à plenitude do Amor?” Para Teresinha, buscar a santidade era como subir ao cume de uma grande montanha, mas para ela a Montanha do Amor. Então, na sua fragilidade, como fazer esta subida? Nos braços do próprio Cristo, esta é a resposta que ela encontra. “É reconhecer o seu nada, é esperar tudo do bom Deus, assim como uma criança pequena espera tudo do pai.” Abandono, Confiança, Humildade e Amor, estes são os pilares, as virtudes a serem praticadas nesse caminho que leva ao cume da Montanha do Amor.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Fraternidade Pequena Via – Viçosa – MG
13Seminário de diagnóstico e tratamento das doenças emocionais

DESCRIÇÃO: O presente Seminário se baseia no Programa terapêutico utilizado na Comunidade Lírios do Campo (Ouro Preto – MG) no tratamento de doenças emocionais e seus sintomas (como a dependência química, depressão, transtorno de ansiedade, medo, depressão, etc). Esse Programa Terapêutico concebe o ser humano como ser biopsicossocial, indivíduo único e resultado de suas memórias psicoemocionais, capaz de ler e reprogramar sua memória emocional com vistas a desenvolver mecanismos de prevenção às doenças emocionais e uma saúde emocional (vida em abundancia). Tudo isso, a partir de uma experiência reflexiva no Espírito Santo que é Deus com o Pai e o Filho. Neste Seminário você aprenderá a identificar as algumas doenças emocionais que nos afetam como também aprenderá técnicas terapêuticas para tratamento e prevenção de doenças emocionais e seus sintomas.

Público-Alvo: Este Seminário é contraindicado para pacientes de transtornos mentais graves. (Necessário autorização por escrito de seu médico/terapeuta). Idade mínima de 15 anos.

Responsável: Juscelino – Comunidade Lírios do Campo – Ouro – Preto
14Terapia das Doenças Espirituais

DESCRIÇÃO: São Paulo, na carta aos Efésios 6,12 afirma: “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.” E na carta aos Romanos 7,15 ele confessa: “Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço.” Você já se perguntou por que volta a pecar poucos minutos após ter confessado e arrependido de tê-lo cometido? A verdade é que, pela confissão, nós nos livramos do pecado, mas não das doenças que os provoca. Este seminário vai na raiz do problema e oferece os remédios que os Santos já nos disponibilizaram nos mais de dois mil anos da Igreja. Podemos participar de todos os encontros de cura e libertação, mas se não aprendermos onde se localizam as doenças espirituais, como elas nascem e quais remédios aplicar, nossa luta será em vão.

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Júlio e Vanda – RCC de Ponte Nova – MG
15Formação do Ministério de Intercessão

DESCRIÇÃO: O intercessor é aquele que se coloca entre o Deus e o homem. Ele necessita de uma vida intensa de oração e testemunho. Precisa ter mãos limpas e um coração puro e misericordioso. A missão do intercessor é salvar almas. Através de suas preces, lamentos e joelhos dobrados conseguem retirar muitas almas que estão na garganta do inimigo e devolvê-las para Deus. Na presença do Senhor, com nosso coração unido ao seu coração, precisamos interceder de maneira profética, isto é, usando o dom da profecia, ouvindo o que está no coração de nosso Senhor e intercedendo conforme a sua santa vontade. Usemos nossas armas espirituais que são nossas orações para que muitos de nossa casa, de nossos grupos de oração e que o povo do mundo inteiro seja alcançado pela misericórdia de Jesus. 

Público-Alvo: Todos interessados.

Responsável: Ana Maria – RCC Rio Pomba – MG
16Casais restaurados pelo poder de Deus

DESCRIÇÃO: Iniciaremos com uma reflexão sobre a vocação do matrimônio. Daremos continuidade, refletindo sobre as diferenças entre um matrimônio alicerçado em Jesus e um matrimônio alicerçado nas coisas do mundo. Reiterar que o casamento não é uma instituição falida. Os filhos como complemento do amor e do projeto de Deus, e a família cristã, que deve fazer diferença no mundo. A importância da oração na família e em família e seus frutos. Papeis exercidos (mudança e repetições dos papeis em família). A fé como combustível que alimenta a esperança na reconciliação e reconstrução das famílias.

Público-Alvo: Casais

Responsável: Luciene Soares Vilela e Paulo Henrique Vilela (Jacozinho)

Dúvidas?

Pedimos para acessar o menu Perguntas e Respostas. Caso sua dúvida não seja respondida na página, deixar nos comentários a sua dúvida. Clique aqui para acessar a página Perguntas e Respostas

As vagas são Limitadas, assim, pedimos para realizar as inscrições o mais breve, para garantir a sua vaga.